ENTRAR NA PLATAFORMA
Desaparecimento de pessoas no Brasil

Em um dos episódios da série "Desaparecidos", da Netflix, é mostrada a história de Ailton, um rapaz que, dias após seu aniversário, saiu de casa para espairecer e nunca mais foi visto. Assim como Ailton, milhares de pessoas desaparecem no Brasil todos os anos devido à complexidade das redes de criminalidade e à falta de canais de divulgação, de modo que diversas de suas famílias, desamparadas e incompletas, jamais tornam a vê-las.


Em primeiro lugar, o desaparecimento está, frequentemente, ligado a esquemas criminosos de tráfico de pessoas e de pedofilia. Assim como teorizado por Max Weber, o rapto de pessoas é uma ação social devido a fins, ou seja, os sequestradores buscam ganhar dinheiro com a venda das vítimas, de conteúdos pornográficos delas ou ainda de seus órgãos. Nesse sentido, a persistência de tal questão no país é causada pela ineficiência dos órgãos públicos de segurança em identificar e punir tais esquemas e seus membros, que encontram na internet um reduto perfeito para a organização dos crimes e das ações de vendas.


Em segundo lugar, não existem meios eficientes e conectados para a divulgação de casos de desaparecimento no Brasil. Por isso, diversas famílias que buscam um parente desaparecido perdem a oportunidade de anunciar suas situações nos níveis estadual e federal para receberem possíveis informações sobre onde o indivíduo pode ser localizado e ficam sujeitos apenas à ação da polícia civil. Nesse contexto, tais núcleos familiares tendem a se unir em organizações não governamentais para poderem ganhar mais visibilidade no âmbito nacional, como é o caso da ONG "Mães da Sé", que usa as telas de cinema para divulgar fotos e informações de pessoas cujo paradeiro é desconhecido.


Logo, entende-se que o desaparecimento de pessoas no Brasil é um problema social que demanda medidas efetivas para ser combatido. Dessa forma, é necessário que o Ministério da Justiça, por meio do aumento da verba destinada à polícia civil, torne mais eficiente o treinamento e as ferramentas de autoridades que lidem com o desaparecimento de pessoas, de modo a tornar a busca por tais indivíduos mais eficiente e rápida e impedir que redes de tráfico e pedofilia tenham sucesso em suas ações.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde