ENTRAR NA PLATAFORMA
Desaparecimento de pessoas no Brasil

 O seriado norte-americano “BlindSpot” apresenta o caso da personagem “Taylor Shaw”, a qual é uma criança que desaparece com apenas 8 anos de idade e nunca mais é vista durante 25 anos, quando descobrem que a mesma faleceu. Fora da ficção, esta é a realidade de muitos indivíduos que, simplesmente, desaparecem, gerando casos policiais que, geralmente, fracassam. Neste mesmo âmbito, a falta de aplicações econômicas no setor investigativo e a precariedade na cultura da denúncia são os principais motivos para ocorrer os desaparecimentos.


 De maneira inicial, é possível verificar que, no Brasil, as taxas de desaparecimentos de cidadãos aumentam, absurdamente, ano após ano. Segundo um levantamento realizado pelo jornal informativo “OGLOBO”, os níveis de desaparecimentos crescem 2% ao ano desde 2002 e ressaltam que, no ano de 2018, houve cerca de 93 mil casos de desaparecimento no Brasil, sendo 32 mil deles somente no estado de São Paulo, casos estes que poderiam ser evitados, de maneira uniforme e padronizada, com investimentos no campo investigativo. Logo, a falta de aplicação monetária é um dos intensificadores para o desaparecimento de indivíduos ocorrer.


 Em segunda análise, nota-se que a falta de cultura nos cidadãos brasileiros é um fator de risco para a nação. De acordo com o noticiário informativo “BBC Portuguese”, a precariedade na cultura da denúncia é a principal causa para desaparecimentos ocorrerem no Brasil, tendo em vista que, conforme o noticiário, 37%  de todos os casos de desaparecimentos de pessoas poderiam ter sido evitados caso as testemunhas denunciassem, ou seja, o povo brasileiro não possui uma cultura bem estruturada neste quesito, provocando uma grande falha na própria sociedade.


 Diante disso, os desaparecimentos de indivíduos no Brasil necessitam ser, rapidamente, solucionados. Portanto, cabe ao Ministério da Justiça e a Polícia Federal analisar e solucionar, por artifício de fiscalizadores nacionais e imposição de leis ministradas pelo Governo, casos de desaparecimento no Brasil e, posteriormente, exterminar tal prática criminosa no país. Além disso, é necessário conduzir parte da verba federal para a mídia televisiva nacional a fim de  conscientizar a população sobre as denúncias e, consequentemente, reduzir o número de casos iguais ao de “Taylor Shaw” na nação.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde