ENTRAR NA PLATAFORMA
Desaparecimento de pessoas no Brasil

O filme O Rei Leão, um dos clássicos dos estúdios Disney, mostra em uma de suas cenas a fuga de Simba após a morte do seu pai, o pequeno leãozinho acaba se perdendo na savana africana até ser salvo por outros personagens, Timão e Pumba, sendo criado por eles e posteriormente retornando ao seu lar. Infelizmente, muitas pessoas do Brasil não tem a mesma sorte do protagonista, já que muitos jovens e adultos desaparecem diariamente no país e nunca mais são encontrados, tal tragédia causada tanto por desaparecimentos forçados quanto involuntário.


Primeiramente, é importante destacar que um dos principais tipos de desaparecimento é o forçado. Inquestionavelmente, após as revoluções industriais dos séculos XVIII e XIX a sociedade é pautada no consumismo e no capitalismo, no qual o principal objetivo do indivíduo é o enriquecimento pessoal a todo custo. Infelizmente, uma das formas de alcançar esse desejo são os sequestros e o tráfego humano uma vez que, diariamente várias pessoas desaparecem em todo o país é são usadas por esses traficantes na venda de órgãos, tráfego sexual e até trabalho escravo contemporâneo. Lamentavelmente, tal ato destrói e prejudica não somente a pessoa desaparecida como também todo o seu núcleo familiar e social. Tamanha desumanidade é mostrada com clareza na novela Salve Jorge, dos estúdios Globo, na qual a protagonista desaparece e posteriormente é revelado que ela foi vendida como escrava sexual na Turquia.


Ademais, o desaparecimento involuntário é pertinente à discussão. Indubitavelmente, de acordo com a fala do filósofo Platão o importante não é somente viver, mas viver bem, porém muitas pessoas não conseguem ter uma vida plena uma vez que, seus núcleos familiares são destruídos pelo desaparecimento de seus entes queridos em desastres naturais e governos autoritários. O que, lamentavelmente, leva em muitos casos a depressão e ansiedade por parte dos familiares das vítimas já que, na maioria dos casos, não recebem nenhuma informação sobre a pessoa que estão à procura. Periodicamente, a história e o jornalismo mostram para a população esses cenários desastrosos e a angústia dessas famílias como os episódios ocorrido em Brumadinho e Mariana sem contar as terríveis histórias dos desaparecidos nos campos de concentração e na ditadura militar brasileira.


Portanto, fica evidente que o desaparecimento de pessoas no Brasil é um problema atual e persistente que deve ser resolvido. Primeiramente, os pais juntamente com as escolas e universidades devem ensinar as crianças e adolescentes como se defender e agir para que não sejam possíveis vítimas de um desaparecimento forçado. Isso deve ser feito por meio de palestras com especialista e vídeos educacionais que ensinem a esse grupo de risco a nunca conversar com estranhos, entrar em algum estabelecimento público caso percebam que estão sendo perseguidos, informar amigos e familiares o local para onde estão indo e o horário que irão chegar, sem contar o fato de que sempre devem ter os números de emergência decorados. Aliado a isso, o Governo deve aumentar o dinheiro com segurança nas ruas, fiscalizar obras públicas e privadas para garantir que alguns desastres sejam prevenidos, além de aumentar os grupos de busca caso os mesmos não possam ser evitados. Por fim, com essas medidas as pessoas se tornariam mais informadas e prevenidas o que vem a minimizar e melhorar o problema no Brasil como um todo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde