ENTRAR NA PLATAFORMA
Desaparecimento de pessoas no Brasil

        A animação infantil Procurando Nemo, lançada em 2003, retratou a busca desesperada de um pai, Marlin, pelo oceano em busca do seu filho, levado por pescadores. Fora da ficção, pessoas desaparecem diariamente e em números assustadores que revelam o descaso nacional com essa situação. Diante disso, convém analisarmos as principais causas e possíveis caminhos de atenuação para esse impasse.


           A priori, é necessário ressaltar que a cada hora, oito pessoas desaparecem no Brasil, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Isso revela o sistema falho e lento dos órgãos da justiça para recolher e começar as investigações para esses casos, ao contrário do que se percebe nos Estados Unidos que a cada desaparecimento, emite o alerta Amber por todos os estados. Sem um sistema eficaz como esse, as buscas se iniciam de forma tardia e as chances da vítima ser encontrada tornam-se ainda mais escassas.


       Além disso, o despreparo policial e populacional para agir em situações de desaparecimento contribui de forma significativa e alarmante para dados cada vez maiores. Lamentavelmente, muitas vezes isso reflete na dificuldade de resolver os casos e encontrar as vítimas, já que as cenas de possíveis pistas são contaminadas e perdidas antes que sejam recolhidas. Em outras palavras, falta reconhecimento de papéis individuais que contribuam para resoluções de casos como esses.


        Fica evidente, portanto, que o desaparecimento de pessoas é um problema que necessita de prioridade para sua resolução. O Ministério da Justiça, por meio de seu poder no tecido social, deve oferecer treinamentos de qualidade e preparatório para os profissionais da polícia, a fim que os casos sejam resolvidos de forma mais eficaz e os crimes sejam solucionados sem maiores consequências. Ademais, o Governo Federal deve, ao exemplo dos Estados Unidos, instalar um sistema eficiente de alerta para os desaparecidos, com o intuito de mobilizar toda população logo após algum relato e encontrar pistas o mais rápido possível. Com isso, podemos presenciar situações como essas apenas em animações e por fim, sempre alcançar resultados positivos.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde