ENTRAR NA PLATAFORMA
Desaparecimento de pessoas no Brasil

  Na série "Stranger Things", o jovem Will Byers desaparece misteriosamente após disputar sucessivas partidas de jogos de tabuleiro na casa dos seus amigos. A partir disso, a trama se desenrola com aspectos tão autênticos quanto à realidade brasileira, expressa pelo sofrimento dos entes queridos assim como pela ineficácia das autoridades competentes na busca das pessoas desaparecidas. Desse modo, tal fenômeno acarreta mudanças significativas na sociedade, seja pelo expressivo número de casos não solucionados, seja pelo aumento dos crimes ligados a essa problemática.


  Nessa perspectiva, o primeiro ponto a ser analisado é expressivo número de casos não solucionados, já que muitas das vítimas dificilmente acabam sendo encontradas. Portanto, tal fato pode ser explicado pela inconsistência nas buscas realizadas pelo órgãos responsáveis, ou mesmo pela demora da família ao buscar providências. Seguindo esse raciocínio, um bom exemplo é o clímax na trama supracitada, que se dá várias horas depois, a partir do momento que a mãe e demais familiares se dão conta do sumiço do garoto e, só então resolvem prestar a ocorrência. Por fim, fora das telinhas o resultado é catastrófico, podendo  acarretar doenças psicológicas como ansiedade e depressão nas pessoas que vivenciam tal situação, além da dor e desespero. 


  Por outro lado, é importante ressaltar o aumento dos crimes ligados a essa problemática, e por esses entende-se: tráfico de pessoas, prostituição moderna e tráfico de órgãos, principalmente. Todavia, há fatores que corroboram para esse cenário, especialmente desentendimentos familiares que culminam na fuga de casa, assim como sequestros realizados por civis e afins. Seguindo esse raciocínio, um exemplo sucinto é o do filme "Rambo V", onde a personagem Gisele foge de casa após uma discussão com o tio, e acaba sendo vendida como prostituta por uma amiga, após cruzar a fronteira com o México. 


  Dado o exposto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Por isso, a sociedade civil deverá se manifestar por meio de passeatas e das redes sociais, a fim de pressionar o Governo para a criação de delegacias específicas e protocolos eficientes para tal situação, de tal forma que o número de desaparecidos seja erradicado e culminem em resultados positivos para toda a sociedade. Ademais, o Ministério da Educação será responsável por promover palestras nas instituições de ensino, contando com o apoio de pedagogos, professores e colaboradores, objetivando a conscientização dos jovens diante de problemas familiares e da abordagem de estranhos, com o intuito de minimizar os casos de desaparecimnto intencional e forçado, respesctivamente. Enfim, o Brasil se tornaria uma referência mundial no assunto, ao valorizar o bem-estar social e prezar pela vida, contrariando situações como a da série. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde