ENTRAR NA PLATAFORMA
Desaparecimento de pessoas no Brasil

O desaparecimento de pessoas é uma adversidade presente com altos índices de ocorrência no mundo. Nessa conjuntura, no Brasil, em grande parte, os casos acontecem partindo da própria vítima, que procura fugir de complicações, e de forma involuntária, por meio de sequestros e homicídios. Além disso, o problema tem gravidade superior no país, pois há escassez de recursos e instituições que auxiliem o encontro do desaparecido.


Nesse contexto, a presença de abusos domiciliares, principalmente contra mulheres e adolescentes, e dificuldades financeiras levam muitos indivíduos a partirem de forma desavisada de seus locais de proveniência. Desse modo, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança, são registrados cerca de 8 casos de desaparecimento por hora no país. Ademais, os sequestros, com intuitos criminosos como o tráfico de orgãos  e abusos sexuais de crianças e adultos, têm níveis de resolução baixos na Terra Tupiniquim. Logo, Urge medidas efetivas para a resolução do problema.


Outrossim, no Brasil, há um número mínimo de departamentos policiais especializados em desaparecimento de pessoas. Nesse sentido, além da insuficiência de instituições incumbidas de resolver esses casos, ferramentas que auxiliam a busca, como banco de dados de vítimas, são desatualizadas e ineficientes. Sendo assim, consoante ao filósofo chinês Confúcio, a não correção de falhas leva ao acontecimento dos mesmos erros. Destarte, são imprescindíveis ações governamentais que visem a redução do número de desaparecidos.


Portanto, a fim de reduzir as taxas brasileiras de desaparecimento, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da criação de mais delegacias especializadas no assunto e atualização das ferramentas de busca de vítimas, reformar as políticas de investigação de desaparecidos e efetivar medidas de maior eficácia para o encontro dessas pessoas. Ademais, o Ministério da Cidadania em conjunto com o Ministério da saúde deve criar projetos que evitem a fuga voluntária, através de acompanhamentos psicológicos, assistência social e créditos para indivíduos que não conseguem quitar dívidas em curto prazo. Dessa forma, os índices de desaparecimento diminuirão no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde