ENTRAR NA PLATAFORMA
Desaparecimento de pessoas no Brasil

          Na série televisiva "Stranger Things", Will, um adolescente de doze anos desaparece misteriosamente. Fora da ficção, o mundo real converge com a narrativa, visto que existem empecilhos para combater o sumiço de pessoas no Brasil. Com efeito, convém analisar de qual forma a vulnerabilidade humana e a negligência governamental contribuem para o agravamento desse cenário flagelador.


       Em primeiro plano, deve-se entender como a fragilidade da população se tornou fundamental na desaparição de cidadãos. Nesse espectro, o documentário da Netflix, "Desaparecidos", retrata diversos casos de ausências inesperadas, entre eles, um idoso com doença neurológica que sumiu enquanto passeava com o filho. Por consequência, a facilidade na qual criminosos possuem para se aproveitarem da inocência humana promove a persistência dessa realidade, além de incitar adversidades pertubadoras, a exemplo do tráfico de pessoas.


          Outrossim, é prudente destacar de qual maneira a omissão do âmbito institucional corrobora com o revés. Nesse sentido, do ponto de vista filosófico, Pierre Bourdieu afirmou que aquilo que foi criado para ser instrumento da democracia direta não pode ser convertido em mecanismo de opressão simbólica. Paralelamente, a ausência do Poder Executivo no enfrentamento do desaparecimento de pessoas causa a continuação desse impasse, proporcionando o desespero das famílias buscadoras de tais cidadãos sumidos, em virtude da falta de informação e recursos.


              Diante do exposto, para validar o ideal de Bourdieu, torna-se necessário que medidas sejam tomadas afim de minimizar o entrave. Portanto, é mister que o Ministério da Educação instaure debates nas escolas e universidades do país sobre como proceder para prevenir alunos de desaparições inesperadas, através do diálogo com estudantes e responsáveis, resultando na diminuição de casos, em decorrência da orientação. Além disso, é dever do Poder Legislativo criar um projeto de lei que possibilite a instauração de delegacias destinadas ao meio de pessoas ausentes da sociedade em todos os estados, dessa forma, intensificando a busca por cidadãos sumidos. Somente assim, tais iniciativas serão decisivas no combate ao desaparecimento de indivíduos no Brasil. 


        


               

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde