ENTRAR NA PLATAFORMA
Desaparecimento de pessoas no Brasil

Atualmente, o número de pessoas que vêm desaparecendo no Brasil é alarmante, visto que trás inúmeras consequências para sociedade. Sob esse ponto de vista, é válido salientar quais são as causas desses sumiços, haja vista os infinitos motivos. Entretanto, as políticas nacionais de combate são muito carentes, bem como a ineficácia das buscas, elementos esses que aumentam as estatísticas. De acordo com Thomas Hobbes o homem é o inimigo do próprio homem, constata-se, em suma, a ligação do pensamento filosófico com a prática.


Em um primeiro plano, muitos são as causas, que vai desde uma escolha até uma arbitrariedade. É factual que muitos desses casos foram motivados ora por abusos sexuais, ora por preconceitos realizados pelos seus familiares, ora sem influência da pessoa e nem de outo individuo e ora por sequestro. Nesse sentido, evidenciando o pensamento supracitado de Hobbes, infere-se que o homem é a maior causa dos desaparecimentos dentro da sociedade, comprovando a veracidade da filosofia. Outrossim, é os problemas psicológicos quem muitas pessoas vêm adquirindo, por não terem seu devido tratamento, por conseguinte caba tendo esse tipo de comportamento.


Em um segundo plano, é de referir à falta de preparo da polícia, bem como a falta de politicas públicas criadas para esses policiais agirem. Apesar das novas tecnologias presentes garantidas na lei 13.822/19, elas não são suficientes para total rentabilidade do processo. Nesse viés, hoje de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, há aproximadamente 1582 desaparecimentos por semana, uma vez que há ineficácia nas buscas. Na série, Stranger Things-que relata o sumiço de um menino para um mundo paralelo- sua mãe, seu irmão e a população em seu entorno ficam totalmente intrigados como fato ocorrido, impacto esse que é recorrente na vida real.


Portanto, é notório que o Ministério da Justiça (MJ), em parceria com as Secretarias de Segurança Pública devem criar medidas para uma maior eficácia nas buscas, fazendo treinamentos e táticas especiais, bem como criar grupos de agentes responsáveis apenas por esses casos, com intuito dos policiais fazerem um trabalho mais rápido e eficiente. Ademais, uma parceria do Ministério da Educação com o MJ, realizando palestras para crianças, adolescentes e jovens nas escolas por meio de palestras educativas e debates na sala de aula, objetivando uma conscientização desses, consequentemente diminuindo os índices. Dessa forma, a procura por esses indivíduos será rentável, tendo em vista a obtenção de sucesso.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde