ENTRAR NA PLATAFORMA
Desaparecimento de pessoas no Brasil

Na série norte-americana ‘’ The Leftovers‘’, 2% da população mundial some de forma misteriosa, deixando os 98% que permaneceram em uma angústia constante, pelo fato de não saberem o que aconteceu. Saindo das telas, de forma análoga, milhares de brasileiros desaparecem sem deixar rastros, causando o mesmo sofrimento vivenciado pelos que ficaram da série nos familiares. Dessa forma, cabe analisar os alvos do problema, como a sociedade lida com a conjuntura, e ainda, possíveis intervenções.


Primordialmente, é preciso destacar que os infantes são um dos grupos mais atingidos pela questão. Nessa perspectiva, por terem como característica a falta de identificação do mal e a verdadeira intenção das pessoas, aliada à ausência de orientação dos pais acerca do perigo de conversar com desconhecidos, esses são indivíduos considerados vulneráveis, uma vez que podem ser facilmente manipulados e enganados. Tangente a isso, de acordo com o Ministério da Justiça (MJ), 40 mil jovens desaparecem por ano no país. Tal dado torna evidente a urgência de um maior diálogo e instruções dos pais e da sociedade acerca do tema.


Ademais, vale destacar como o Estado e os familiares lidam com a problemática. Nesse sentido, foi criado o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, que permite qualquer pessoa acessá-lo e criar uma espécie de ‘’perfil’’ com fotos e dados de uma pessoa sumida. Entretanto, apesar de ser um avanço para o panorama, a ação não é suficiente para solucionar a questão. Tendo vista que não há um empenho da polícia em investigar os casos, como explicitado no documentário ‘’A Procura’’ que evidência que muitas vezes familiares são ignoradas pelos agentes policiais, que não se dedicam às buscas. Essa conjuntura torna evidente que é de suma importância que mais delegacias especializadas em desaparecimentos devem ser criadas.


 Portanto, fica claro que medidas devem ser tomadas para amenizarem o alto número de desaparecimentos no Brasil. É imprescindível que o Supremo Tribunal Federal destine mais recursos ao MJ, para que esse crie delegacias especializadas em cada mesorregião do país. Desse modo, será possível reduzir o alto índice de desaparição no país, visto que os policiais se dedicarão somente à essa atividade e poderão investigar os casos. Assim, será possível reduzir o número de pessoas que sofrem com a angústia de não saber o paradeiro de um ente querido, como os personagens de  The Leftovers.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde