ENTRAR NA PLATAFORMA
Desaparecimento de pessoas no Brasil

‘’Central do Brasil’’ é um longa que narra a história de Josué, jovem de 9 anos que se encontra perdido após a morte de sua mãe e, por desconhecer o paradeiro do pai, necessita percorrer o país para encontrá-lo. Casos como o de Josué se materializam na vida real sob a forma de sequestros e buscas desesperadas por emprego, culminando no acentuado crescimento de casos de desaparecidos no Brasil.


Decerto, a segurança do país se encontra em estado de emergência. Casos como o de Liana Friendenbach e seu algoz Champinha são exemplos disto. Em 2003 Liana se viu perdida, raptada e posteriormente morta, sendo seu paradeiro descoberto tardiamente. Dessa forma, se mostra essencial o desenvolvimento da inteligência policial para lidar de forma efetiva em casos de sequestro, localizando de forma rápida e estratégica a vitima, evitando assim mazelas maiores.


Analogamente, como é exposto pela obra ``Quando eu vim-me embora`` de Marco Villa, é crescente os casos de imigrantes que partem do Nordeste em busca de melhores condições de vida no Sudeste e que, no entanto, a realidade se mostra distinta da ambição e, sem conseguir uma colocação no mercado de trabalho e sem condições de voltar para sua terra, as ruas é a única opção. Sendo assim, é mister a implantação de políticas públicas que abarquem estes imigrantes ociosos.


Portanto, se faz condição sine qua non que o Governo Federal, por meio de decretos ordinários, direcione recursos visando o aprimoramento da inteligência policial, aumentando a efetividade em casos de sequestros, evitando tragédias como a de Liana e auxiliando crianças perdidas, como Josué, há encontrarem seu lar, bem como investimentos públicos em infraestrutura, criando empregos que ocupem a mão de obra imigrante, diminuindo o contingente de moradores de rua.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde