O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para superar a homofobia no Brasil

O Art. 5 da Constituição Federal assegura o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à educação, à propriedade e, além disso, presume que todos são iguais perante a lei. Entretanto, é notório que igualdade não significa justiça, principalmente quando se trata de homofobia. Desse modo, nota-se que os grupos LGBTs, na contemporaneidade, sofrem preconceito e discriminação diariamente e constantemente, e, ainda, tem dificuldade nas relações sociais e de trabalho.


Em primeiro lugar, é importante analisar as consequências da discriminação sofrida pelos LGBTs. O relatório do Grupo Gay da Bahia (GGB) mostra que, desde 2001, houve um aumento significativo no número de mortes de LGBTs causadas pela discriminação. Todavia, para reverter esse cenário, tornaram-se frequente as lutas dos homossexuais contra esse preconceito, por exemplo, com o movimento feminista que busca igualdade entre gêneros. Ainda assim, há grandes desafios a serem superados em relação aos obstáculos encontrados nas relações cotidianas.


Dentre os obstáculos encontrados, os presentes nas relações sociais e de trabalho se destacam entre as demais. Segunda um levantamento divulgado pela Consultoria de Engajamento Santo Caos, 40% dos entrevistados já sofreram preconceito no emprego devido à sua orientação sexual, e 61% tem medo de não ser aceito em vagas por causa da sua sexualidade.Diante disso é inteligível percebe que por conta do machismo, as pessoas LGBTs não possuem as mesmas oportunidades de empregos que outras pessoas. Devido a isso, é notavél que decisões devem ser tomadas.


Torna-se evidente, portanto, que as pessoas LGBTs, na contemporaneidade, sofrem discriminações e preconceitos por conta da sua orientação sexual, e que uma mudança nesse cenário é necessária. Logo, para obter essa mudança, é necessário que o Ministério da Justiça faça que as leis brasileiras sejam seguidas por completo. Ademais, as mídias devem promover propagandas afim de conscientizar as pessoas sobre a homofobia. Para que assim, os direitos presentes no Art. 5 sejam assegurados a todos, inclusive LGBTs.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!