O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para superar a homofobia no Brasil

Definido por ataques de ódio e preconceito,a homofobia tem crescido cada vez mais na sociedade brasileira. Motivada por esses fatores a violência contra pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) tem gerado inúmeras agressões psicológicas, físicas e assassinatos em todo país. Nesse contexto, deve-se analisar como a intolerância e a negligencia da justiça influenciam na problemática em questão.
Convém ressaltar, a princípio, que a intolerância a homofobia é a principal responsável pelos altos índices de violência conta a comunidade LGBT. Isso decorre ao longo da história quando a Igreja reprovou a relação homoafetiva e a ciência relatava o mesmo como doença. A sociedade então, por tender a incorporar as estruturas sociais e religiosas de sua época, passando por gerações foi formando o grande preconceito contra os LGBTs nos dias atuais. Isso impede que essa população possa viver em segurança, e são alvos constantes de discriminações e ameaças que em muitas das vezes acabam tirando vidas.
Além disso, nota-se que a negligencia da justiça também é responsável pelos casos de hostilidade com os LGBTs. Isso acontece porque durante muito tempo o Brasil não criminalizava a homofobia. Embora as agressões cometidas contra essa comunidade fossem registradas, constavam como uma agressão qualquer, o país hoje conta com o despreparo das autoridades para agirem com esse tipo de violência. Em decorrência disso, o Brasil é um dos países que mais violenta e mata LGBT no mundo.
Torna-se evidente, portanto, que a questão da homofobia no Brasil precisa ser reajustada para uma maior segurança dessa população. Em razão disso, o Ministério Público em parceria com a mídia deve organizar propagandas e campanhas com o intuito de promover os direitos humanos e a cidadania dos LGBTs, afim de minimizar o preconceito. Ademais, o Ministério da Justiça deve propor punições mais rígidas aos agressores, e também exigir uma maior preparação dos policiais para lhe dar com esse tipo de agressão. Dessa forma, o Brasil poderá alcançar o respeito aos direitos do próximo e a homofobia deixará de ser uma problemática no país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!