O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para superar a homofobia no Brasil

Brás Cubas, o defunto autor de Machado de Assim, diz em suas "Memórias Póstumas" que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão diante da postura homofóbica que muitos brasileiros possuem. Com isso, cabe analisar o processo de massificação e a ausência de intervenção estatal, como desafios que se impõem à superação desse grave problema.
Em primeiro plano, faz-se necessário entender por qual razão a massificação dos indivíduos tende a levar à homofobia. Isso ocorre, entre outros motivos, pois existe uma tendência natural ao estranhamento quando o ser humano, no contexto de sociedade de massas, se depara com diferenças. Some-se a isso, ignorância e desinformação, tão comuns em um mundo de fluxos informacionais bastante pulverizados. Multiplique-se pelos discursos de ódio e estereótipos criados por muitos "lideres". Desse modo, somente um resultado pode ser obtido nessa equação: preconceitos e discriminações que atingem a todo um grupo social.
Além disso, a matemática apresentada torna-se mais perversa quando se observa as implicações da ausência de intervenção estatal nesse problema. Um exemplo desse fato, é a inexistência de leis que criminalizem a violência contra LGBTs, o que acaba estimulando a brutalidade contra esse grupo. Conforme a FGV, a falta de meios legais que combatam esse mal aumenta em até 60% as chances de ocorrerem casos de homofobia nos centros urbanos. Dessa forma, quando o poder público fecha os olhos para esse problema, o resultado da equação exposta cresce exponencialmente.
Fica evidente, portanto, que muito ainda precisa ser feito para superar esse grave problema. Sendo assim, cabe ao Governo Federal, por intermédio do Poder Legislativo, elaborar leis que transformem a homofobia em crime, convidando a sociedade para participar desse processo por meio de audiências públicas. Ademais, as grandes redes de televisão devem elaborar uma campanha de abrangência nacional acerca da intolerância homofóbica, a fim de conscientizar a sociedade de que além do comportamento da comunidade LGBT ser totalmente natural, esses indivíduos são acima de tudo: humanos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!