O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para superar a homofobia no Brasil

A superação da homofobia representa um grande desafio para uma sociedade alienada e segregacionista como a brasileira. O preconceito e a intolerância que se tem dessas pessoas, podem acabar por excluí-los de processos sociais e culturais e mantê-los marginalizados em relação ao mundo atual.
A priori, a pouca abrangência da diversidade cultural entre os mais diversos setores da sociedade, faz dela um ambiente hostil para os homossexuais. Pesquisas corroboradas pelo Grupo Gay da Bahia mostram que, desde 1979, os casos de assassinatos de gays, lésbicas e travestis vêm crescendo em uma porcentagem alarmante. Assim, quando uma sociedade se fecha a interação com a comunidade LGBT, justificada pela ignorância e o preconceito, eles têm dificuldades de obter respeito e um lugar na sociedade e ficam, muitas vezes, às margens dos demais grupos sociais.
Além disso, a maioria dos grupos sociais vêm o Grupo LGBT como uma ameaça à seus valores, costumes e crenças, estimulando a diferença e a intolerância, dividindo a sociedade. Por mais que exista movimentos de apoio para os homossexuais, não é suficiente para combater a homofobia. Milton Santos já dizia que, uma sociedade alienada é aquela que enxerga o que separa, mas não o que une os membros, algo evidenciado na homofobia em todos os sentidos.
Destarte, visando uma sociedade mais justa, é mister superar os desafios da homofobia. Para que os homossexuais se integrem aos diversos meios sociais, O Ministério da Educação, junto as escolas, deve promover campanhas nas mídias sobre a escolha de gênero e o relativismo cultural. Dessa forma, o respeito e a tolerância tornarão a sociedade brasileira mais unida.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!