O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para superar a homofobia no Brasil

De acordo com o iluminismo, uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa os casos de homofobia no Brasil, percebe-se que o ideal iluminista é apenas constatado na teoria, pois, a realidade do país é outra, seja pela forte presença do machismo, seja pela intolerância sexual.
Em primeiro lugar, é válido ressaltar um artigo presente na declaração universal dos direitos humanos onde diz " Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos". De maneira análoga, é possível perceber no Brasil, a homofobia oriunda principalmente de uma sociedade machista, rompendo a harmonia da declaração universal, haja vista que, o índice de práticas de violência verbal e física contra a comunidade LGBT ( Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) é grande.
Além disso, a intolerância sexual atua paralelamente com o machismo, sendo outro impulsionados do problema. De acordo com Richard Baxter " O homem é o pior dos animais, o mais cruel para os outros e para si próprio". Seguindo essa linha de pensamento, observa-se os conflitos gerados simplesmente pela orientação sexual do outro. Na maioria das vezes o preconceito parte da família, acarretando em outros problemas como, transtornos mentais o que pode levar ao suicídio, e a prostituição pela falta de inclusão social.
O ideal iluminista citado inicialmente, a fim de conter a desarmonia social, deve tornar-se efetivo, uma vez que o machismo e a intolerância sexual diminuam significadamente. Sendo assim, desde que haja parceria entre governo, comunidade e família, será possível amenizara homofobia no Brasil, facilitando a construção de uma sociedade mais fiel aos princípios dos direitos humanos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!