O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para superar a homofobia no Brasil


Aristóteles, exímio filósofo, defendeu a ética como fundamental para uma sociedade saudável. Um dos grandes desafios sociais do Brasil é o pleno zelo pela ética com relação ao tratamento igualitário a comunidade LGBT( Lésbicas, Gay´s, Bissexuais, Travestis,Transgênicos e Transexuais). Nesse contexto, o Brasil se enquadra como um país violento como também discriminatório para com essas pessoas.

Em primeiro plano, sendo o Brasil o país que mais mata travestis e transexuais no mundo - segundo a ONG Gays da Bahia ? comportamentos homofóbicos não é difícil de se observar nas ruas brasileiras. Nesse aspecto, a homofobia fere o princípio de uma sociedade saudável , com isso um direito fundamental da Constituição de 1988, na qual afirma que todos são iguais perante a lei , não é respeitado. Essa violência, contudo, parte também de órgãos públicos como , por exemplo, a polícia militar que tanto internamente , quanto no seu dever legal nas ruas , trata aquele que não for heterossexual com muito preconceito.

Nessa análise, a discriminação para a comunidade LGBT é notória e clama por soluções, pois a violência resulta de um preconceito enraizado na sociedade brasileira , construída sobre uma ótica do pensamento machista. Por esse ângulo, não só nas ruas , como também, nas empresas a discriminação é evidente, no sentido de que são poucos os postos de trabalho ocupados pelos LGBT?s. Nesse sentido, as oportunidades de trabalho se torna mais difícil para esse grupo, isso afirma mais uma vez a falta de igualdade no tratamento para as pessoas desse grupo social.

Conclui-se, portanto, que a homofobia no Brasil é existente não só nas ruas, mas também é presente de forma velada nas empresas e órgãos públicos como na polícia. Dessa forma, escolas e universidades devem, através de debates, promoverem campanhas a fim de que haja mais conscientização social no tratamento igualitário para os LGBT?s. Cabe também ao Governo Federal junto com as empresas, promover campanhas sociais através da mídia com a finalidade de garantir o tratamento igualitário sem preconceito. Sendo assim, a ética de Aristóteles poderá deixar a sociedade brasileira mais saudável.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!