O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para a inclusão de refugiados na sociedade brasileira

Cordialidade brasileira


O brasileiro é visto como homem cordial, segundo Sérgio Buarque de Holanda em sua obra Raízes do Brasil. Contudo, no contexto em que o tráfego de pessoas cresce cada vez mais, sobretudo de refugiados, esse conceito de cordialidade que remete à hospitalidade e receptividade dá lugar à frieza, intolerância e violência, o que dificulta a inclusão desses estrangueiros no Brasil.


É notório que o principal desafio para inclusão dos refugiados é o preconceito. Uma vez que o cidadão brasileiro assume, frequentemente, posturas xenófobas : demonstram aversão à cultura, identidade e religião dos povos que vêm de fora. Tal postura é vista, principalmente, frente a refugiados do Oriente Médio, pois são imediatamente esteriotipados de terrorristas. Dessa maneira, eles são escanteados e , por muitas vezes, agredidos de forma física e verbal. Exemplo disso foi a agressão de um vendedor de esfirras em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, após ser taxado de homem bomba por ter nacionalidade síria.


Por conseguinte, a marginalização desses indivíduos os impede de gozar de condições dignas de vida. Visto que, eles encontram muitas dificuldades para inserir-se no mercado de trabalho, o que os leva a aceitar empregos informais que podem ser mal remunerados e insalubres. Além disso, eles não conseguem manter-se em boas moradias, migrando para periferias e favelas que não possuem, em sua maioria, condições básicas e segurança. Essa situação é retrata com verrossimilhança no filme Era o hotel Cambridge que narra, em forma de ficção e documentário, o cotidiano de refugiados sírios que sem lugar para ficar acabam em ocupações de movimentos sem teto.


Fica evidente, portanto, que o preconceito cria obstáculos na inclusão de refugiados na sociedade brasileira. Logo, cabe ao governo criar políticas públicas que facilitem o acesso ao emprego e à moradia. Já as escolas devem promover a conscientização dos alunos acerca dos efeitos negativos da xenofobia, por meio de palestras com refugiados de diversas nacionalidades, retratando às condições que os levaram a deixar sua terra natal. Com isso espera-se que o respeito e a tolerância sejam restaurados e será possível o brasileiro retornar ao "homem cordial".


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!