O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para a inclusão de refugiados na sociedade brasileira

No filme Jogos Vorazes, a personagem Katniss protagonista uma cena na qual é expulsa de um distrito, pelos próprios moradores. Fora da ficção, tal situação é notória com os refugiados que deixam sua terra natal e enfretam diversos desafios para inclusão em outros países. No Brasil, os desafios enfrentados pelos refugiados ocorre muito devido à falta de políticas públicas e uma parcela da sociedade xenofóbica existente no país. Logo, faz-se necessário analisar melhor a problemática e trazer possíveis soluções.


Em primeira análise, de acordo com o filósofo Thomas Hobbes, em sua clássica obra Leviatã, é papel do Estado manter a coesão e harmonia social. No entanto, é válido ressaltar que o Brasil não tem estrutura para receber um alto número de refugiados, como os venezuelanos estão vindo atualmente, mostrando uma incoesão e desarmonia social por parte do Estado.


Ademais, partindo de uma das leis do físico Isaac Newton, toda ação gera uma reação, ou seja, o elevado número de refugiados acaba gerando a xenofobia, pois de certa forma, muitas pessoas ficam com receio dos refugiados, devido às suas culturas diferentes.


Sendo assim, medidas devem ser tomadas a fim de combater tal impasse. Posto isso, é dever do Estado propor leis e políticas públicas que visem assegurar direitos para os refugiados, fazendo com que eles se incluam efetivamente na sociedade brasileira. Outrossim, os meios midiáticos devem promover campanhas de conscientização sobre tal problema, com o intuito de tornar uma sociedade que possa aceitar as mais diversas culturas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!