O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para a inclusão de refugiados na sociedade brasileira

Os intensos conflitos, guerras civis, violação dos direitos humanos e condições precárias de vida, tem levado milhares de pessoas a fugirem de sua pátria em busca de refúgio em países como o Brasil. Porém assim que esses refugiados chegam ao Brasil enfrentam diversos problemas, como a ampla burocracia na inserção no mercado de trabalho ou a não aceitação por parte da população.
Certamente a enorme exigência burocrática torna-se uma das grandes barreiras a serem enfrentadas pelo migrante ao chegar no Brasil. Em entrevista a EBC o refugiado Kairul Islam relata que é muito difícil resolver os problemas na documentação, pois não é apenas em um lugar, causando uma grande correria0000 mantendo esse ponto de vista a diretora do Instituto de Migrações e Direitos Humanos, Irmã Rosita, diz que "São procedimentos custosos, difíceis e que ainda trazem dificuldades para os migrantes". Consequentemente esses refugiados são "forçados" a exercerem trabalhos informais.
Tentando escapar da fome e das perseguições o indivíduo é submetido a partir para outra nação, no caso o Brasil, porém chegando aqui ele se depara com problemas como a xenofobia e o preconceito. A não aceitação do refugiado por parte da população brasileira se dá diversas vezes pelo fato de que muitos enxergam o migrante como intruso que busca usufruir dos serviços públicos, já precários, e ocupar os disputados postos de trabaho. Há evidências de que a população Venezuelana migrante possui um perfil adequado para o mercado de trabalho, conforme dados da UFMG.
Diante do exposto é possível perceber os diversos problemas enfrentados pelos refugiados. Torna-se necessário, portanto, o auxílio do governo no processo de integração do refugiado na sociedade, facilitando a burocracia com sistemas on-line de fácil acesso com variadas línguas e por fim a organização de palestras a fim de conscientizar a população da situação do refugiado, que por lei o Brasil deve acolhê-los.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!