O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para a inclusão de refugiados na sociedade brasileira

Brasil e uma sociedade racista.

É consenso que o Brasil recebe muitos refugiados, entretanto eles sofrem discriminação por parte da população. Dentre tantos fatores relevantes, temos o tom de pele e o mercado de trabalho.

Sabe-se que em nosso país ainda hoje há pessoas preconceituosas. Muitos refugiados que vem para o Brasil tem o tom de pelo escuro e os brasileiros praticam racismo contra eles, falando palavras ofensivas, proibindo a entrada em certos estabelecimentos, afastando-se deles e não dando oportunidade de emprego. Diante do exposto, vemos que nossa sociedade carrega consigo um preconceito em relações a cor de pele de uma pessoa, o que é trágico.

Além disso, o mercado de trabalho está passando por uma crise significativa. E com a vinda dos emigrantes traz uma certa concorrência aos brasileiros quanto a um emprego. Muitos dos refugiados sabem falar a sua língua nativa e alguns o inglês e chegando aqui aprendem o português por exemplo. Por isso, muitos são excluídos pela sociedade brasileira.

Como se vê, os refugiados que vem ao Brasil sofre discriminação por parte da sociedade. Uma das alternativas para o racismo cometido dever ser, mais orientações na escola desde a infância sobre esse tema mostrar que independentemente da cor da pessoa somos todos iguais, mostrar o que as pessoas de países em guerra sofrem e o quanto é importante que incluímos elas em nossa sociedade. O aumento de empregos no Brasil incluiria mais eles não apresentando uma concorrência. Portanto, devemos ser uma sociedade mais acolhedora sem preconceito.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!