O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para a inclusão de refugiados na sociedade brasileira

É indubitável que o Brasil ainda é um país patriarcalista e intolerante, porém, devido ao seu tamanho de proporções continentais e à sua economia de grande importância, ainda que em desenvolvimento, se torna um chamariz de refugiados e pessoas que querem recomeçar, todavia, com o contingente de estrangeiros adentrando o país, a inospitalidade do povo brasileiro é manifestada através de da xenofobia e intolerância.
Em primeiro lugar, deve-se destacar que a xenofobia e a intolerância atentam gravemente contra os direitos dos imigrantes, mas em muitos casos, uma parcela desses indivíduos encontram-se inertes, não podendo denunciar as ameaças e agressões sofridas, pois essa porção encontra-se em estado de ilegalidade de residir e trabalhar no país, esses imigrantes ilegais em uma tentativa desesperada de subsistência podem aderir á prostituição e ao trabalho escravo, justamente por não terem documentos legais, não podendo então contestar e denunciar as condições de maus tratos, uma vez que correm o risco de serem deportados.
Além disso, mesmo quando os imigrados e refugiados possuem condições legais de residir e trabalhar no Brasil, se tem relatos que essa classe é subestimada, recebendo salários menores, e explorada, tendo que pagar valores maiores em aluguéis e imóveis. Isso tudo se deve á falta de conhecimento dos seus direitos e das leis que regem o o país.
Assim, que a condição dos refugiados residindo no Brasil ainda é precária é fato, entretanto, faz-se necessário medidas para essa categoria alcançar o respeito e a ajuda devida. O Ministério da Educação juntamento com Governo Federal e as escolas devem oferecer educação e o ensino da Língua Portuguesa para todos os refugiados gratuitamente, além de organizarem campanhas auxílio e integração cultural. A mídia, principalmente a televisiva, a pode reportar as situações que levaram essas pessoas a saírem de seus países, gerando um sentimento de solidariedade nos telespectadores. Por fim, O Estado deve sancionar mais leis de auxílio aos refugiados e realizar a legalização dos vistos dos imigrantes ilegais

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!