O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para a inclusão de refugiados na sociedade brasileira

Após a Segunda Guerra Mundial , com a morte de 7 milhões de judeus nos campos nazistas , foi provocado uma migração considerável desses religiosos para a região da palestina , que pertencia ao povo Árabe . Isso provocou um salto no número de refugiados que saíram do Oriente Médio , fazendo com que tais pessoas se espalhassem por diversos lugares do mundo , inclusive no Brasil . Desse modo , será citado os fatores que intensificam a dificuldade na convivência entre brasileiros nativos e refugiados que migraram para maior potência da América Latina.


A princípio , é possível perceber que a dificuldade da inserção de refugiados no Brasil , deve-se a questão precária do ensino brasileiro . De acordo com Aristóteles , filósofo grego , a educação é fundamental , uma vez que desenvolve o comportamento do Estado , de modo que o equilíbrio seja alcançado na sociedade . Por analogia , percebe-se que , nesse país tropical rompem-se essa harmonia , visto que os jovens terminam seu ciclo acadêmico sem possuir o conhecimento básico . Pode ser citado como exemplo , uma pesquisa realizada pelo G1 mostrando que menos de 30% dos brasileiros formados saem da escola dominando a língua portuguesa e em matemática esse número não passa de 10% . Com isso , o comportamento da maioria dos ex-alunos é refletido na sociedade , fazendo com que tais deixem de conviver de forma harmoniosa com os imigrantes nacionais.


Outrossim , destaca-se a deficiente aplicação das leis como agravante desse fato social , o que , por conseguinte , tende a aumentar o número de preconceitos contra expatriados . Cícero , político da Roma Antiga dizia que a sociedade é escrava das regras . Seguindo essa linha de pensamento , observa-se que a inércia do judiciário se faz presente na teoria do cônsul , dado que muitos refugiados sofrem ataques no Brasil . Bom reflexo disso , aconteceu no início do ano de 2018 em Roraima , quando um rapaz queimou um balcão que hospedava refugiados venezuelanos , tal ato é uma ação de xenofobia explicita e o responsável não foi punido . Isso , pode dar liberdade para outras pessoas fazerem esse tipo de rebeldia , visto que sabem que não serão punidas.


Infere-se , portanto , que a inserção de refugiados na sociedade brasileira apresentam entraves que necessitam reversão . Logo , é fundamental que o Comitê Nacional para os Refugiados busque uma junção com o poder legislativo para criar leis capaz de punir brasileiros xenófobos , para que as pessoas condenadas sirvam como exemplo para que os demais cidadãos não pratiquem ato de preconceito contra os imigrantes instalados nessa nação , essa ação tornará o Brasil um país mais harmônico ,assim as pessoas que por algum motivo relevante foram exiladas de sua terra natal poderão ter uma vida saudável nas cidades brasileiras . Ademais , torna-se necessário que Ministério da Educação , promove reuniões que auxiliem os professores de escola pública e privadas , a realizarem debates frequentes com seus alunos , sobre a importância de conviver em consonância com a população de outros países , que vieram procurar refugio nesse país reconhecido mundialmente por ser um grande combatente contra qualquer tipo de preconceito .
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!