O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para a inclusão de refugiados na sociedade brasileira

Em uma perspectiva sociológica, refugiados são aqueles que saem do seu lugar de origem,por correrem risco de vida. Segundo Zymunt Bauman, em seu livro livro "Estranhos a Nossa Porta", há um pavor provocado pela chegada dos exilados aos países ricos . Nesse sentido,dois fatores precisam ser pontuados em favor desta causa: a xenofobia e o acolhimento aos refugiados.
Em relação ao preconceito é nítida a diferença entre o Brasil e os países desenvolvidos. Os Estados Unidos são conhecido pela política do presidente Trump,que defende a iniciativa de mandar os exilados de volta aos países de origem, por disseminarem "práticas terroristas". Em nosso país essa aversão a estrangeiros é mais velada, contudo a marcha que aconteceu na Avenida Paulista, pedindo o veto à Lei da Migração, aprovada pelo Senado, preocupam os especialistas em direito humano, estes temem que nossa nação se equipare à Europa em termo de repúdio aos expatriados.
Há quem responsabilize o Brasil de acolher os exilados ,mas não integrá-los à sociedade, porém a crise econômica enfrentada nos últimos anos constitui um entrave para a geração de empregos,infraestrutura e adaptação dos mesmos. Caso o governo conseguisse contornar a instabilidade financeira, geraria uma agregação mais satisfatória aos exilados.
Dessa forma, a inclusão dos expatriados é questão emergencial no Brasil. Cabendo ao Conare captar mais recurso financeiros junto a ONU para oferecimento de melhores condições aos mesmos. O ministério da Educação deve criar um programa nas escolas para o aprendizado do Português e da cultura brasileira para as crianças refugiadas, como também um curso com as mesmas diretrizes para os adultos. O Consulado Brasileiro deve promover campanhas televisivas incentivando os cidadãos para aceitação e integração destes à nossa pátria.Assim o Brasil conseguirá melhorar a inclusão dos povos necessitados.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!