O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para a inclusão de refugiados na sociedade brasileira

Há tempos, observa-se que o Brasil foi alvo de diversas etnias ao decorrer de sua história, desde a colonização por Portugal até os tempos atuais com os refugiados. Apesar da longa história, baseada em culturas diversas, ainda hoje há dificuldade em incluir outros povos em nossa sociedade, quer seja por conta da falta de infra-estrutura, quer seja por falta de assistência.
No que tange esse revés, nota-se certa complexidade no acolhimento dessa nova população, principalmente, na questão da moradia e auxílio para incluir o indivíduo na sociedade. Ademais, em um país no qual o governo não assegura o que é de direito do seu próprio povo, ou seja, serviços públicos de qualidade, teses como essa se tornam alvo de questionamentos.
Em consequência disso, se não houver uma devida recepção, pode-se originar uma marginalização, ou aumento de pessoas com condição de vida precária por falta de oportunidades e assistência. Vale lembrar, que nem todos emigrados chegam legalmente ao país, sendo assim, surge outros desafios nesse âmbito, pois sem registro torna-se mais difícil assessorá-los em um sistema organizado.
Em virtude dos fatos mencionados em relação a inclusão dos refugiados, parafraseando weber em sua teoria da ação social racional com relação a fins, isto é, antes de qualquer decisão, deve haver um estudo do governo quanto a estrutura do país, e se, de fato, há como abrigar esse contingente populacional. Podendo haver uma análise da condição sócio econômica da população atual como base, e avaliação de ONG's responsáveis por abrigar esses indivíduos. Destarte, conseguintemente poderia estabelecer limites ao fluxo imigratório.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!