O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para a inclusão de refugiados na sociedade brasileira

Perseguição. Tortura. Guerra. Essas são circunstâncias que aterrorizam, lastimavelmente, muitas famílias pelo mundo. Em detrimento disso, as pessoas se setem obrigadas a fugir de seus países de origem. Por isso, faz-se necessário acolhê-los, embora que ainda haja dificuldades em incluí-los na sociedade brasileira.
É indubitável que o Brasil é uma referência na temática de abrigar os migrantes forçados, pelo menos na legislação. Essa a qual, na lei nº 9.474/97, oferece regalias a quem tem o pedido de refúgio concedido pela CONARE. Apesar disso, muitos desconhecem e/ou ignoram a prescrição, o que é inadmissível, se levar em consideração o 14º Artigo da Declaração dos Direitos Humanos.
Ademais, devido à xenofobia e à imperícia, os refugiados têm enfrentado adversidades. Veja-se a diferença de costumes e os impedimentos de comunicação, este o principal problema para garantir a inserção dos mesmos perseguidos. Além da negligência a seus direitos básicos que deviam ser assegurados pelo Governo, segundo a Lei. Implica dizer que é preciso urgentemente cessar os contratempos de forma a integrar nativos e refugiados.
É inegável, portanto, que urge maior atenção o descaso com os exilados. Nesse viés, a ACNUR deve velar o cumprimento das leis que atestam proteção a eles através do Estado. Órgão o qual deve capacitar os brasileiros - seja no idioma estrangeiro, seja no acesso à informação, seja na hospitalidade -, como também conceder moradia e emprego. A fim de que o povo do Brasil fique apto a incluir com êxito os refugiados.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!