ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade

 Sob a perspectiva filosófica de São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem os mesmos direitos e deveres. No entanto, percebe-se que, no Brasil, os deficientes compõem um grupo altamente desfavorecido. Esse cenário nefasto ocorre não só em razão da falta de oportunidades de trabalho, mas também devido a dificuldade de locomoção dessas pessoas nos espaços públicos. Logo, faz-se necessário resolver os entraves para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.


 Em primeira análise, vale destacar que segundo o IBGE, 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência e apenas 1% estão empregados. Esse panorama lamentável ocorre porque as empresas contratam apenas 2% de deficientes . Além disso, os salários são baixos e essas pessoas são vítimas de bullying no ambiente de trabalho, visto que apresentam dificuldades na execução de algumas tarefas.


 Ademais, vale ressaltar que os deficientes  possuem dificuldades para se deslocarem nos locais públicos, uma vez que as calçadas não apresentam rampas e há a inadequação de banheiros, lojas e restaurantes. Isso é retratado no filme “como eu era antes de você”, o qual ilustra o cotidiano de um jovem que se tornou deficiente físico e sua dificuldade para frequentar os locais que antes faziam parte de sua rotina.


 Dessa forma, percebe-se que o debate acerca dos desafios para a inclusão de pessoas com deficiência é imprescindível para a construção de uma sociedade mais igualitária. Nessa lógica, é imperativo que o Ministério da Economia destine verbas para a construção de rampas e para a adequação de espaços públicos, por meio da inclusão de seu objetivo na base de Diretrizes orçamentárias , com o intuito de incluir os deficientes na sociedade. Além disso, cabe às empresas desenvolverem mais oportunidades de empregos, a fim empregar essas pessoas. Feito isso, a sociedade poderá se tornar mais justa e igualitária.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde