O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade


Na série "Demolidor", Matt, apesar de sua deficiência visual, desenvolve outros sentidos que acabam sendo essenciais na sua luta contra criminosos. Fora da ficção, porém, pessoas que possuem tal condição são constantemente estereotipadas e subjugadas, gerando um cenário de exclusão social, que se dá, principalmente, pelo preconceito da sociedade e pela ausência de adaptações para pessoas que possuem essa limitação.


Em primeiro lugar, é válido destacar que, apesar de o direito de ir e vir ser assegurado pela constituição vigente, nem todos os cidadãos podem usufruir dele. Pessoas cegas ou com baixo índice de visão, por exemplo, são constantemente privadas desse direito, uma vez que, apesar de existirem políticas públicas que garantam adaptações em lugares públicos, nem sempre são colocadas em práticas.


Além disso, de acordo com o sociólogo Emile Durkheim, o fato social é um conjunto de ações que, com o passar do tempo, se tornou comum a algum grupo. Analogamente, a sociedade hodierna, tomou a reclusão de deficientes visuais como normal e, atualmente, enxerga a transitação e a inclusão dessa parcela no mercado de trabalho como algo distante, o que corrobora para que o cenário de exclusão social, se agrave.


Portanto, para que haja a possibilidade de mobilidade e participação urbana, urge que o Ministério de infraestrutura, em parceria com as secretarias municipais, por meio de verbas governamentais, amplie projetos já existentes no que diz respeito às adaptações e melhorias em locais públicos, como por exemplo, a constucao de rampas alternativas e a opção de narração em espaços culturais. Ademais, visando a conscientização, o Ministério da Comunicação deve, por meio de anúncios publicitários, informar maneiras de lidar com pessoas que possuem essa condição. Somente assim, será possível amenizar o quadro de exclusão social e, finalmente, ir contra o fato social estabelecido.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!