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Desafios no acesso à universidade pública - Redação - 20220521625676

 Sob a perspectiva filosófica de Sócrates, sabio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. A ideia do pensador, todavia, perdura longínqua quando se observa o hodierno quadro da nação verde-amarela, uma vez que os desafios no acesso à universidade pública representa um revés de consideráveis proporções. Logo, urge analisar as principais causas dessa adversidade: a elitização das universidades e a falta de ajuda perante as universidades.  Observa-se, diante dessa conjuntura, que a elitização das universidades agrava o impasse. Acerca disso, consoante o renomado sociólogo Émile Durkheim, acredita que dentro dos grupos sociais o que prevalece é a consciência coletiva. Em contrassenso ao pensamento do estudioso, ocorre, no país uma grande demonstração de que para um aluno de escola pública, seja diversamente prejudicado diante ao estudante do ensino privado, o que, por conseguinte, gera uma enorme massa de pessoas que estudam ou estudaram em âmbito público, não possuir ensino superior ou não querer fazer, por não achar capaz de passar, o que torna o meio das universidades algo relativamente da elite. Assim, enquanto a elitização das universidades permanecer vigente, difícil será a resolução dessa ponderosa questão.  Outrossim, é preciso analisar a falta de ajuda perante as universidades e o seu efeito. A título de exemplo, a aclamada produção cinematográfica Sociedade dos poetas mortos retrata a volta de um aluno brilhante ao internato para ser o novo professor de inglês. Fora das telas, é possível observar um cenário similar ao da obra audiovisual, uma vez que substancial parcela do tecido civil tem grandes dificuldades para acessar o ensino superior, grandes universidades por conjuntura não davam o auxílio necessário, por exemplo as cotas, que até um tempo atrás a maior universidade da América Latina, não tinha esse sistema de acesso, fato que engendra um número menor de pessoas dentro desse âmbito institucional, gerando uma falta de pessoas com requesitos para trabalhar na área ou ensinar conhecimento a mais pessoas. Dessa forma, medidas devem ser pensadas com foco na resolução desse entrave.   Faz-se necessário, pois, superar a gênese dos desafios no acesso as universidades públicas. Cabe, portanto, ao Ministério da Educação, orgão responsável por melhorar o acesso a todos nas universidades públicas, por meio de colocar cotas em todas as universidades públicas do país, fazer não somente  com que a elite possa estar dentro das universidades, mas também qualquer pessoa possa estar, seja retirando os vestibulares ou colocando mais oportunidades para o acesso, mas também disponibilizar ajuda para as pessoas que possuem dificuldades sociais, pela implementação de programas como cursinhos públicos de nível parecido com o privado. Tais ações têm o intuito de melhorar o acesso as universidades e, assim, combater efetivamente, o problema. Dessarte, os desafios atrelados as dificuldades no acesso as universidades públicas serão mitigados, e o pensamento de Émile Durkheim poderá ser consumado na nação.

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