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Desafios na prevenção do câncer de mama no Brasil

    A Constituição Federal de 1988, assegura que a saúde é direito de todos e é dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução de risco e de outros agravos. Entretanto, ao analisar o cenário brasileiro, nota-se uma realidade controversa a da legislação, visto às inúmeras barreiras existentes em relação a prevenção de câncer. Logo, a falta de atuação das autoridades e a desinformação diante do problema são desafios a serem superados.          


    Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para resolver o impasse. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é o responsável por garantir o bem-estar da sociedade. No entanto, isso não ocorre no Brasil. Visto isso, devido à falta de atuação das autoridades, muitas mulheres ficam sem realizar de exames mamografia em razão da falta da disponibilidade de projetos governamentais que viabilizem a prevenção do câncer de mama. Dessa forma, o importante direito à vida é ameaçado. 


      
      Em segundo lugar, convém abordar que a falta de conhecimento em relação ao assunto potencializa a problemática. Nessa perspectiva, cita-se os dados dos estudos realizados pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), mostrando que 95,7% das pessoas acreditam que o principal fator de risco é o histórico familiar , sendo que apenas 10% dos casos são hereditários. Sendo assim, o risco passa a ser subestimado nesta população, que deixa de fazer a prevenção porque acredita que esta protegida. Desse modo, a ampliação do conhecimento é essencial para a resolução do quadro.      
     Infere-se, portanto, que medidas sejam efetivadas para mitigar o infortúnio. Por conseguinte, o Governo Federal, como instância máxima da administração executiva, deve atuar em favor da população, mediante a criação de projetos que viabilizem campanhas de prevenção ao câncer de mama, com o objetivo descobrir os casos o quanto antes. Além disso, a sociedade, como conjunto de indivíduos que compartilham valores culturais e sociais, deve atuar em conjunto, por meio de boicotes e campanhas de mobilização, para que os produtores de entretenimento digital sintam-se pressionadas e sejam obrigadas a transmitir informações sobre a importância da prevenção do câncer de mama, para que, assim, as pessoas tenham conhecimento sobre o tema.

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