O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios na prevenção do câncer de mama no Brasil

Conhecido por muitos como a doença do século, o câncer vem tomando grandes proporções na sociedade de forma que, segundo a FEMAMA, um a cada quatro diagnósticos de câncer em mulheres no mundo, é de mama. Visto isso, há um grande desafio com relação à prevenção do câncer de mama no Brasil, já que a falta de indicação e orientação sobre a mamografia, agrava o risco dessa doença. Nesse sentido, percebe-se uma carência em investimentos de ações para prevenção, principalmente em épocas de pandemia, na qual, acaba resultando em maiores números de novos casos no país.


Primeiramente, a escassez de investimentos em ações com o intuito de prevenir o câncer se torna indescritível, já que são a partir de campanhas que as pessoas tomam consciência sobre a doença. Segundo dados da FEMAMA, a falta de atividade física, má alimentação, tabagismo e o uso de hormônios sintéticos de altas doses, reduz o risco de ter esse tipo de doença, se tornando hábitos essenciais para a prevenção do câncer.


Ademais, a falta de investimento nessa área faz com que haja um aumento no número de pessoas doentes, visto que, em tempos de pandemia, o acesso ao hospital se torna inseguro. Em 2017, com o intuito de detectar precocemente o câncer, no Paraná foi criado uma campanha "Saúde sobre Rodas", de forma que, sob um caminhão que transita pelas regiões mais carentes do estado, são realizados diversos exames, entre eles, a mamografia, no qual se torna anualmente indispensável para mulheres a partir dos 40 anos.


Dessa forma, é indescritível ações governamentais que promovam campanhas com o intuito de orientação sobre o câncer de mama no Brasil. Logo, podemos citar ações que aumentem a propagação da campanha do "Outubro Rosa", ou até mesmo expansão nacional do "Saúde sobre Rodas", fazendo com que se torne possível o acesso à mamografia para toda população, incluindo as áreas mais carentes do país, onde muitas vezes o alcance ao hospital apto à realização deste tipo de exame é difícil. Assim, desenvolvendo projetos que visam um alcance nacional, o governo diminuirá os empecilhos na prevenção do câncer de mama no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!