O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios na prevenção do câncer de mama no Brasil

O "Outubro rosa" é uma campanha criada com o intuito de conscientizar as mulheres a respeito do câncer de mama. Entretanto, é insuficiente para a prevenção da doença, visto que muitas não recebem informações necessárias sobre o assunto, além da demora no SUS para a marcação da mamografia.


É primordial ressaltar, que a falta de informação é um desafio para diversas mulheres no país, principalmente as mais excluídas socialmente. Uma vez que nas favelas, a maioria das mulheres nem sequer sabe o período adequado para a realização da mamografia para a prevenção. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia(SBM), em 2018 foram feitos mais de 2 milhões de diagnósticos de câncer de mama.


Outrossim, a demora no SUS para a marcação da mamografia é grande. Visto que o período adequado para a realização é de ano em ano a partir dos 40 anos de idade, segundo a SBM. Porém, a fila de espera é tão grande que ultrapassa esse período estipulado. Segundo também a SBM, o diagnóstico precoce tem 95% de possibilidade de cura e tem os efeitos minimizados da doença.


É evidente, portanto, os desafios para a prevenção do câncer de mama. Dessa forma, cabe as ONG's incentivarem e informarem as mulheres que moram em regiões mais excluídas socialmente, como nas favelas, sobre a prevenção da doença, por meio de visitas periódicas a elas, incentivando a procurar a unidade básica de saúde para realizar o exame preventivo. Além disso, o Ministério da Saúde deve investir dinheiro no setor de prevenção da doença, por meio de apoio financeiro de empresas multinacionais, bem como a compra de mamógrafos, a fim de diminuir as filas de espera e diagnosticar o mais rápido possível o câncer.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!