O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios na prevenção do câncer de mama no Brasil

A Campanha Outubro Rosa completa 30 anos em 2020 e neste período foi crucial no combate ao câncer de mama no Brasil, por meio de seus programas e eventos. Embora significativos avanços tenham sido feitos, ainda há desafios na prevenção deste câncer no país. Dentre estes entraves, vale destacar a baixa realização de exames preventivos por parte da população femininas e os atrasos no sistema de saúde no ofercimento de diagnósticos.


A princípio, é fulcral pontuar a importância que os exames de rotina e a mamografia possuem nesse cenário. Nesse sentido, possuir o checape geral e da mamas atualizados é crucial na identificiação de alguma anomalia e no tratamento precoce. Contudo, observa-se que a adesão das mulheres a estes exames é preocupantemente baixa, chegando a apenas 24% delas, segundo o Ministério da Saúde. Este insuficiente índice se relaciona a falta de um hábito brasileiro de prevenção, como também ao fato que parte dos cidadãs residem em áreas onde o oferecimento dos serviços é inexistente. Ao encontro desta panorama, o autor Gabriel García Marquez, em cem anos de solidão, narra a história de Macondo, povoado pobre onde a presença de médicos é inexistente e o acometimento de doenças é fatal.


Não obstante aos fatos supracitados, percebe-se também a ineficiência do SUS em prestar atendimentos rápidos a pessoas que buscam exames das mamas. Consoante o mastologista Ruffo de Freitas, isso se deve a carência de equipamentos e profissionais, bem como as dificuldades em agendar as avaliações, com longos períodos de espera. As consequências deste nefasto cenário são a baixa aderência aos exames, o diagnóstico avançado do cancêr e o agravamento do quadro dos pacientes. Destarte, a Universidade de São Paulo apontou que 70% dos casos de câncer de mama no Brasil são detectados em estágio avançado. Perante isso, é inaceitável que o maior sistema de saúde pública do mundo não se encontre apto a oferecer serviços essenciais aos cidadãos.


Infere-se, portanto, que soluções são necessárias para que o país continue avançando no combate a este câncer. Dito isto, concerne ao Governo Federal estruturar, por meio da destinação de verbas da saúde, um programa voltado a ampliação e melhora nos serviços referentes ao enfrentamento do câncer de mama, com o emprego de tecnologias mais eficientes e admissão de profissionais especializados, a fim de oferecer dignamente atendimentos às brasileiras. Somente assim, histórias como de "cem anos de solidão" se restigirão a ficção e não farão parte da realidade do Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!