O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios na prevenção do câncer de mama no Brasil

Na série "Grey's Anatomy", a médica Arizona Robbins é diagnosticada com câncer de mama, sabendo de todas as informações de como se apresenta um câncer mamário, refaz os exames em outro hospital, de forma eficaz e rápida, percebendo que foi tudo um engano. No entanto, na realidade brasileira, nota-se pouco conhecimento sobre o assunto e consequentemente a minimização do câncer de mama, que acaba desconsiderando a prevenção. Esse cenário, perpetuado por décadas, dá-se tanto pela ausência de informação, quanto pela falta de infraestrutura que acaba impossibilitando o acesso.



  Primeiramente, é importante ressaltar que a ausência de informação dificulta diretamente a preservação do câncer de mama, sendo um empecilho ao exame e diagnóstico. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, "O Estado tem o dever de assegurar o bem-estar social", entretanto, no Brasil, o Estado não cumpre seu dever, visto que não se preocupa em repassar informação necessária, prejudicando o bem-estar social. Assim, a falta de informação impossibilita a prevenção do câncer de mama, sendo uma das doenças mais presentes no Brasil.



Outrossim, a falta de infraestrutura, que impossibilita o acesso de pessoas dependentes da Saúde pública. Segundo o site "G1. Globo.com" , 70% das pessoas com câncer de mama, são diagnosticadas em estado em estágio avançado, isso, porque não conseguem ter uma consulta ou marcar exames. Logo, percebe-se que a ausência de infraestrutura impede um diagnóstico rápido e coerente, que aumentaria as oportunidades de um possível tratamento.



Portanto, medidas são necessárias para resolver o problema. Cabe ao Estado conceder por meio de verbas governamentais, infraestrutura que assegure o acesso a todos, possibilitando a prevenção e saúde, para que assim, todos possam ter o tratamento adequado. Ademais, o MEC reforçar por meio de campanhas, as informações necessárias para o conhecimento de todas as pessoas sobre o câncer de mama, tornando a realidade de acesso e informações parecidas com a de "Dra. Robbins".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!