O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios na prevenção do câncer de mama no Brasil

       Na obra " Ensaio sobre a Cegueira", o escritor português José Saramago caracteriza a alienação da sociedade frente às diversas realidades sociais como cegueira moral. Tal conceito associa-se aos desafios na prevenção do câncer de mama no Brasil, uma vez que o direito à vida é vilipendiado, o que caracteriza uma afronta à dignidade humana. Nesse cenário, é imprescindível analisar a insuficiência estatal e o preconceito ainda existente para que o imbróglio seja sanado.


       Convém ressaltar, a princípio, que o Art. 196 da Constituição Federal assegura o direito à saúde a todos os cidadãos. Entretanto, tal princípio não está sendo exercido com o vigor proposto na Constituinte, haja vista que se evidencia, diariamente, de acordo com o INCA ( Instituto Nacional do Câncer), a incidência de 35 novos casos da doença nas mulheres. Dessa forma, torna-se notório a falta de profissonais capacitados e a má distribuição dos mamógrafos no que tange à prevenção e diagnóstico precoce dessa patologia.


      Em segundo plano, vale salientar que a saúde das mamas é um tema tratato com ressalvas e ideias preconcebidas por grande parte da população feminina. De acordo com Albert Einsten, físico teórico do século XX, " É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito". Desse modo, as mulheres não buscam atendimento por medo do diagnóstico de câncer, o que atrasa o tratamento e piora o prognóstico da doença.


        Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para que os desafios na prevenção do câncer de mama sejam erradicados. Para tanto, cabe ao Governo Federal, na figura do Ministério da Saúde, ampliar o número de unidades de mamógrafos móveis e promover a capacitação dos profissionais da rede de saúde pública para o diagnóstico precoce, a fim de que mulheres de todas as regiões brasileiras possam realizar o exame preventivo. Ademais, todas as mídias - intenet, televisão e rádio - devem empreender campanhas conscientizadoras, com o intuito de esclarecer a necessidade do acompanhamento anual da saúde das mamas e mitigar os impactos do preconceito na prevenção da doença. Só assim, a sociedade brasileira será curada.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!