ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios na prevenção do câncer de mama no Brasil

   O filósofo Jean-Paul Sartre dissertou acerca do comportamento coletivo, evidenciando-o sobre o caminho para o real progresso de uma nação, a fim de alcançar o bem-estar social. Análogo a isso, nota-se, no Brasil hodierno, um grande número de casos de câncer de mama, o que gera um grande desafio para a solução desse problema pelas autoridades competentes. Dessa forma, deve-se pautar, na contemporaneidade, os desdobramentos dessa problemática e suas facetas caóticas.


   Em primeiro lugar, é importante discutir sobre as causas dessa pauta. Nesse sentido, apesar de a Constituição Federal de 1988 garantir o acesso à saúde gratuita e de qualidade, isso não acontece na prática, visto que muitas cidades, principalmente em áreas isoladas, não contam com equipamentos médicos para a realização de exames, segundo o site G1, o que dificulta o processo de detecção precoce da doença, quando se tem mais chances de cura. Isso se alia, aos cortes em verbas de pesquisa realizados pelo Governo Federal no último ano, segundo o site UOL, esse investimento poderia resultar em soluções mais eficazes para os problemas enfrentados.


    Ademais, é válido debater as consequências dessa problemática. Nessa perspectiva, a falta de um serviço de saúde de qualidade público afeta os mais pobres, o que dificulta o exercício da cidadania por essas pessoas e promove a desiguldade social. Paralelamente, a principal consequência do não investimento em pesquisa é a manutenção do Brasil como país de terceiro mundo, exportador de commodities e importador de produtos de valor agregado, segundo o site Wikipédia. Outrossim, é vultoso salientar a importância da prevenção ao câncer de mama.


    Portanto, torna-se clara a importância da adoção de medidas para mitigar esse problema. Para isso, urge que o Governo Federal, junto ao Poder Legislativo e especialistas, crie um projeto que fortaleça instituições de pesquisa sobre essa doença, provendo recursos para o desenvolvimento de tecnologias portáteis e baratas para a detecção desse tipo de câncer, possibilitando que o maior número de pessoas seja beneficiado. Sendo assim, isso pode ser aprovado por meio de um projeto de lei e tem como finalidade o aumento do bem-estar social, o que vai ao encontro da teoria do filósofo francês.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde