O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios na Alfabetização Infantil

            De acordo com o Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar no mundo”. Esse pensamento se faz presente no contexto dos desafios na alfabetização infantil, já que é um importante processo na educação. Ainda assim, no Brasil, a alfabetização não é eficiente para todos em função da desigualdade e falta de planejamento, sendo necessárias mudanças.


            Mormente, a desigualdade faz com que a alfabetização infantil se torne um desafio ainda maior, sendo ela a desigualdade social ou educacional. Desse modo, a série documental “Alfabetismo no Brasil” mostra as consequências que a ausência ou a má alfabetização infantil trazem para a sociedade. Assim como é retratado no documentário, a formação de pessoas alfabetas funcionais faz com que as mesmas não desenvolvam a habilidade de interpretação, impactando não somente na vida pessoal, mas também na sociedade. Isso se dá pela desigualdade no ensino, em que as pessoas que possuem menos oportunidades se prejudicam pela má formação no futuro.


            Além disso, a falta de um planejamento eficiente para a educação também colabora para se encontrar diversos desafios na alfabetização infantil. A alfabetização requer muita atenção e planejamento para que todos possam aprender, sem que haja esse procedimento, muitas crianças passam a fase escolar da alfabetização não conseguindo ler de forma adequada. Segundo dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), em 2014 apenas 80% dos alunos da rede pública chegaram ao quarto ano do ensino fundamental lendo adequadamente, demonstrando o impacto da falta de planejamento e desigualdade escolar entre a população.


            Infere-se, portanto, que deve haver mudanças quanto à educação infantil no Brasil. Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação investir em um ensino básico de qualidade e igualitário para todos através da contratação de profissionais qualificados, boa infraestrutura e incentivo educacional com auxílio para aqueles que precisarem. Sendo assim, todos poderão se alfabetizar de forma eficiente.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!