use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Desafios na Alfabetização Infantil

          Com base no Contrato Social, o Estado surgiu para resolver as problemáticas e para manter a harmonia social. Entretanto, percebe-se que ele não cumpre sua função quando se fala na eficiência da alfabetização infantil, já que há diversas barreiras para o seu pleno funcionamento. Assim, cabe analisar o método de ensino, bem como entender a relação do problema com a desigualdade.


                    Em concordância com o filósofo Michel Foucault, para que o discurso educativo cumpra a sua função, é preciso que a mensagem possa ser recebida e decodificada por todos. Nesse sentido, percebe-se que há uma alfabetização deficitária, pois o foco do ensino é básico e simplório e não abrange a interpretação e o entendimento total da leitura, por parte das crianças. Com isso, esse cenário é extremamente caótico, uma vez que as pessoas são consideradas alfabetizadas apenas por conseguirem ler e não leva em conta a grande problemática do analfabetismo funcional e as suas consequências desastrosas para o entendimento de mundo do indivíduo.


                  Além disso, sob a óptica do filósofo Aristóteles, é preciso desigualar o desigual na medida da sua desigualdade. Dessa forma, cada pessoa tem um nível de desempenho e assimilação de conteúdos diferente, porém, a escola ensina a todos de maneira padronizada. Esse cenário é extremamente flagelador e preocupante, haja vista que pessoas ricas podem pagar por reforços profissionais para as suas crianças, enquanto os pobres permanecem, infelizmente, sem o devido auxílio e acompanhamento.


                      Portanto, cabe ao Ministério da Educação efetivar e maximizar o processo de alfabetização, por meio da decisão da obrigatoriedade de reforços escolares dentro das instituições de ensino -isso deve ocorrer de forma inclusiva e considerar as necessidades de cada aluno, além do investimento na eliminação e na investigação das características do analfabetismo funcional-, afim de que as barreiras para a alfabetização infantil sejam superadas. Logo, os preceitos filosóficos de Foucault serão, enfim, efetivados.


                

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!