O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios na Alfabetização Infantil

O Artigo 6 da Constituição Federal garante aos cidadãos o direito básico à educação. Todavia, no Brasil, a falta de acesso ao ensino básico, sobretudo à alfabetização, encontra-se demasiadamente presente na contemporaneidade. Assim, infere-se que a evasão escolar, provocada pelas desigualdades sociais, e as defasagens do sistema educacional agravam esse quadro. 


 


Primeiramente, é válido destacar que a evasão escolar, provocada pela necessidade da prestação de serviços para a subsistência,  acentua os índices de analfabetismo. Em vista disso , o livro "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, aborda crianças que não foram alfabetizadas porque precisavam trabalhar, devido à extrema pobreza de sua família em períodos de seca. Nesse contexto, a ausência da literacia decorrente da submissão infantil às atividades laborais prejudica a formação educacional do indivíduo. Logo, as disparidades econômicas inserem as crianças no mercado de trabalho.


 


Outrossim, é fundamental salientar que as lacunas do sistema de ensino brasileiro inviabilizam a plena realização do processo de alfabetização. Segundo pesquisas da Avaliação Nacional da Educação, apenas 65% dos alunos do Ensino Médio possuem nível adequado de leitura e escrita. Por conseguinte, depreende-se que a precária qualidade educacional é responsável pela defasagem da educação básica. Em síntese, as deficiências da oferta de instrução provocam a dificuldade do aprendizado fundamental. 


 


Torna-se relevante, portanto, que medidas viáveis devem ser tomadas para atenuar os impasses da alfabetização infantil. Dessa forma, é imperativo que o Ministério da Educação, órgão responsável pela administração do ensino nacional, introduza metodologias educacionais mais eficientes, por meio da contratação de profissionais adequados, como professores e pedagogos, objetivando a melhoria da qualidade da instrução. Ademais, cabe à mídia divulgar a importância da frequência dos jovens nas escolas para o aprendizado, a fim de diminuir a evasão. Somente assim, os direitos garantidos pelo Artigo 6 serão assegurados.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!