O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios na Alfabetização Infantil

Segundo o Artigo 6 da Constituição Federal, a educação é um direito social essencial a todo cidadão. No entanto, a realidade é distante do padrão constitucional, uma vez que as crianças são privadas de educação de qualidade, tendo dificuldades no processo de alfabetização, visto que os investimentos referentes à problemática são mínimos, o que corrobora para acentuar a desigualdade social no país.


Efetivamente, um aspecto a ser considerado remete à indiferença do Governo em relação ao processo de alfabetização infantil, visto que não há dados concretos e atualizados referentes ao problema, afirmando a ausência de pesquisas e esforços para solucionar tal questão. De acordo com o filósofo Pitágoras, é necessário educar as crianças para que não seja preciso punir os adultos. Sendo assim, o futuro da nação se encontra prejudicado, uma vez que as crianças não estão recebendo a educação necessária.


Além desse viés, é válido salientar o pensamento de Antônio Lobo Antunes, o qual afirma que um povo que lê nunca será um povo escravo. Por esse motivo, a péssima qualidade da educação infantil pública corrobora para aumentar os níveis de desigualdade social, uma vez que as instituições privadas investem em uma alfabetização qualificada. Dado isso, os indivíduos que dependem da educação pública se tornam suscetíveis à sociedade por conta das dificuldades com a leitura que foram alimentadas durante a infância.


Em relação ao susodito, urge, por conseguinte que o Estado, intensifique esforços inerentes ao estabelecimento de uma alfabetização eficaz e acessível à sociedade, por meio do investimento em infraestrutura na educação pública, bem como em profissionais qualificados para exercer a função de educadores, tendo controle do nível em que se encontra as instituições e trabalhando para que o mesmo aumente, com o fito de oferecer educação de qualidade e alcançar o padrão constitucional.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!