O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios na Alfabetização Infantil

       A Constituição Federal Brasileira promulgada em 1988, do 1° ao 5 ° artigo  em relação aos direitos humanos, é dito que somos todos iguais perante a lei. Entretanto, o cenário visto pelos desafios na alfabetização infantil impede que isso aconteça na prática, devido não só a desigualdade regional como também a falta de infraestrutura. Nesse contexto, evidencia-se a necessidade de serem tomadas atitudes pelas autoridades competentes para solucionar essa problemática.  


     Em primeiro plano, evidencia-se que a dificuldade no deslocamento é um fator determinante para a persistência do problema. É certo afirmar que o êxodo rural está presente na sociedade desde do século XVIII, na qual, indivíduos deslocam-se da região para outras localidades em busca de melhores ofertas de emprego e escolaridade. Todavia, é evidente que as grandes metrópoles possuem melhores oportunidades e com isso, regiões como Norte e Nordeste sofrem com as desigualdades por falta de investimento e melhoria no ensino estudantil. Desse modo, é necessário encontrar medidas cabíveis para solucionar essa questão.


      Outro ponto relevante é que a falta de recursos necessários é mais um desafio enfrentado diariamente pela população brasileira. De fato, a Revolução Industrial foi um marco histórico e possibilitou o desenvolvimento em diversas áreas, tais como : tecnologia e inovação. Contudo, no século XXI, é visto a carência estrutural nas redes de creches e colégios e isso implica diretamente na alfabetização infantil. Dessa forma, é necessário solucionar não só essa questão mas outras para melhorar o ensino infantil.


        Diante do oposto, medidas são indispensáveis para a solução do problema. Para mudar esse quadro, não excluindo outras medidas, o Poder Legislativo em conjunto com o Estado deve analisar as regiões com maior índice precário de ensino e criar leis orçamentárias para educação,  por meio de dados do IBGE para a distribuição das verbas nos locais  mais carentes. Isso pode ocorrer com a capacitação de profissionais para ensinarem nesses locais a fim de que a desigualdade seja reduzida e o direito da alfabetização seja para todos as pessoas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!