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Desafios na Alfabetização Infantil

O filme irlandês “Como estrelas na Terra” trata de uma questão pouco discutida em nossa sociedade: a dificuldade que as crianças disléxicas encontram na aprendizagem. Nesse sentido, os desafios na alfabetização infantil reverbera um país que não valoriza a sua educação e com o trabalho infantil assentado socialmente.


A priori, a ausência de assistência adequada a alguns alunos, na rede pública, é uma das possíveis causas dos desafios na alfabetização infantil. Sob tal contexto, desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade apenas progride quando um se mobiliza com o problema do outro. Dessa forma, os desafios na alfabetização infantil, no Brasil, converge com as ideologias iluministas, visto que as pessoas, ao não se sensibilizarem com a ausência de auxílio aos alunos disléxicos, por exemplo, nossa sociedade não irá progredir. Alicerçado a isso, a falta de profissionais da educação na assistência adequada a alunos disléxicos é prejudicial ao progresso da nossa sociedade, por essa razão, torna-se problemática quando prejudica a alfabetização ideal para alguns alunos.


Outrossim, o trabalho realizado na infância é outro fator que corrobora na problemática em questão. De maneira análoga, segundo o Instituto Brasileiro de Estatística, a exploração de mão de obra infantil cresce 4,5% ao ano. Diante disso, o trabalho realizado na infância acaba sendo um dos principais motivos dos desafios da alfabetização, principalmente quando crianças, ainda no fundamental, deixam de frequentar a escola para completar a renda da família. Em razão disso, é imprescindível a dissolução dessa conjuntura.


Portanto, faz-se necessário a intervenção do Estado no combate aos desafios na alfabetização infantil no Brasil. Cabe, então, ao Estado a prática de reformas no ensino, tal como investimento em profissionais capacitados no auxílio dos estudantes disléxicos, por intermediário de cursos para professores, e mudanças no método de ensino, através de verbas governamentais e materias didáticos, de modo que não haja carência pedagógica nas assistências e necessidades de nenhum aluno. Só assim, podemos garantir o progresso da nossa sociedade.

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