ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios éticos e morais da Inteligência Artificial

             Há diversos aspectos que necessitam da atenção do governo e da pactuação social e política, de forma mais consolidada, a fim de promover o bem-estar da sociedade. Em destaque, registra-se a questão dos desafios éticos e morais da Inteligência Artificial, uma vez que parece ineficaz a atuação do governo em conciliar os princípios morais com o desenvolvimento de tecnologias avançadas.


          Nesse contexto, com a Revolução Técnico-Científica, é notório os grandes avanços nas áreas da informática e da robótica, havendo destaque para o desenvolvimento de inteligências artificiais que cada vez mais ocupam o lugar de um ser humano em diferentes áreas profissionais, incluindo a medicina. Todavia, apesar de toda essa inovação, mostra-se explícita a ineficiência do Estado brasileiro em regularizar o uso da IA, ou seja, em estabelecer limites. Tal problemática se torna aspecto preocupante na medida em que permitir a substituição em massa de profissionais por essas tecnologias  pode colocar em xeque noções de justiça em muitas situações, a exemplo de uma cirugia mal-elaborada que leva um indivíduo à morte, quem seria julgado?


          Outrossim, é importante destacar que apesar de o país dispor de mecanismos que garantem a privacidade de consumidores de tecnologias, a exemplo da Lei de Proteção de Dados, parece insuficiente a atuação do Estado Brasileiro em comunicar à população em geral sobre a existência de tais prerrogativas jurídicas que ela dispõe para lutar contra empresas que violem a privacidade, o que contribui para a persistência da divulgação indiscriminada de dados pessoais por sites ou plataformas programados.


          Desse modo, para que o Governo Federal atue de forma mais eficiente, compete a este limitar o uso de inteligências artificiais ou estabelecer critérios por intermédio da criação de leis, como uma forma de garantir uma maior segurança para a população e zelar pela dignidade humana. Assim seria possível conciliar o desenvolvimento de inteligências artificiais com os princípios morais que movem a sociedade contemporânea.


               


           

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde