ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios éticos e morais da Inteligência Artificial

No filme “Eu robô”, o protagonista interpretado por Will Smith investiga o desenvolvimento de uma IA que ameaça a extinção dos seres humanos. Uma inteligência artificial é um software de inteligência própria que aprende e age de acordo com seu conhecimento adquirido ao longo do tempo. Tendo isso em mente, é necessário vermos por que o desenvolvimento errado de uma inteligência artificial afeta a moral e ética humana e como esse desenvolvimento poderia causar uma possível extinção humana.


As leis da robótica, criadas pelo cientista Isaac Asimov, implicam que acima de tudo, um robô não deve ferir um humano, mas deve proteger a humanidade. A ganância é um problema grande no desenvolvimento de qualquer coisa com os humanos, se a mesma levasse a criação de uma inteligência artificial que pudesse aprender e agir livremente e sem barreiras virtuais, a mesma veria como o desenvolvimento humano trouxe catástrofes para o mundo e provavelmente o interpretaria como algo ruim. A ética e moral humana ficam em jogo em uma situação similar devido o próprio ser humano feri-las ao criar algo assim.


Essa criação de uma inteligência artificial sem barreiras virtuais de aprendizagem e de ação poderia causar uma catástrofe enorme, até mesmo a extinção humana. Como é mostrado em vários filmes de ficção, uma IA que não segue as leis da robótica, acabam considerando o ser humano, o seu próprio criador, uma praga no planeta terra que deve ser eliminada, podendo causar uma possível extinção mundial.


Ademais, é necessário que as empresas de ciências robóticas de todo o mundo criem regimentos para que todos os programas de qualquer inteligência artificial sigam as leis da robótica sigam as leis da robótica de Isaac Asimov, onde caso os mesmos não sejam seguidos, as empresas sofrerão punição de fechamento, para evitar o ferimento da ética e moral humana. Além disso, é necessário que os governos de todos os países enviem especialistas da área regularmente para verificar se os tais regimentos estão sendo seguidos para evitar que as empresas desenvolvam inteligências artificiais de forma ilegal.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde