ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios éticos e morais da Inteligência Artificial

A série norte-americana Westwolrd trata da criação de um mundo virtual, esse mundo criado para atrair turistas do mundo todo, sendo que os turistas podem fazer o que quiser com essas criações. Sem nenhum seguimento ético ou moral, mas as criações ganham consciência e se revoltam contra seus criadores. No mundo globalizado do século XXI, o avanço tecnológico está abrindo novas questões sobre a ética e amoral acerca da inteligência artificial, até quando esse avanço é saudável e seguro para a humanidade.


O filósofo Aristóteles fala que nosso caráter é resultado da nossa conduta, seguindo esse pensamento, o avanço tecnológico, está progredindo sem ter um limite claro, a criação de robôs que podem arrumar casa, fazer cirurgias, substituindo a mão de obra humana gera uma mudança na conduta das relações sociais, pois a falta de contato humano com emoções, caráter e valores éticos morais que foram construídos ao longo da vida irão entrar em crise, uma crise nas relações humanas.


 A questão da privacidade é um assunto muito importante também, essas máquinas tem acesso a todo tipo de informação pessoal, até que ponto esse acesso é seguro e privado. Sendo que outra pessoa pode utilizar dessas inteligências para invadir e roubar dados de outra, para fins ilícitos e para a própria utilização. O sociólogo Bauman fala sobre a fragilidade das relações na modernidade liquída, de como tudo é frágil e rápido e a individualização do sujeito está cada vez maior, sem padrões sociais estabelecidos. Esse aumento tecnológico sem um limite e definição clara, gera uma crise moral e ética acerca do certo e errado sbore a utilização de tais inteligências.


Essa crise ética-moral sobre os limites do avanço tecnológico das inteligências artificiais precisam ser discutidas mais seriamente e abertamente, para que toda a sociedade tome consciência dos riscos que elas possuem. As instituições públicas e agentes do governo precisam agir em conjunto para disseminar essas informações e debates acerca da população, para assim se construir um diálogo e definir os limites dessa utilização e sobre a importância das relações humanas.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde