ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios éticos e morais da Inteligência Artificial

A humanidade vivencia, nos dias atuais, os impactos da evolução tecnológica - consequência da presente Indústria 4.0, que utiliza a Tecnologia da Informação para criar utensílios e máquinas com inteligência própria. No entanto, as consequências desse avanço já podem ser notadas: a ausência da ética e moral definidas. Por isso, convém analisar as principais implicações dessa indefinição.


A princípio, os benefícios da Quarta Revolução Industrial são notórios, como as intervenções cirúrgicas não invasivas, todavia eles estão distantes da democracia. Nesse sentido, polos tecnológicos ao redor do mundo discutem os limites da aplicação ética da inteligência artificial (AI), como foco, sobretudo, nas nações desenvolvidas. Entretanto, pouco vê-se a discussão da eticidade no que diz respeito a deixar países emergentes de fora das vantagens promovidas pela AI, mesmo que alguns exportem elementos essenciais para as inovações, como é o caso do Brasil com o elemento grafeno. 


Outrossim, a expansão da Internet Of Things (IOT) expõe a necessidade de respeitar algum parâmetro ético-moral. Não só a IOT domina parte da rotina de muitos, através de aparelhos de uso cotidiano, como também fomenta o consumismo, uma vez que a dependência tecnológica induz o aumento da obsolescência programada, em que empresas determinam a duração de seus produtos, para que sejam comparados com frequência e o apego a IA se perpetue. Assim, o apego a AI se perpetua. 


Em virtude do exposto, medidas serão úteis para que a inteligência artificial seja, majoritariamente, benéfica. Portanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) poderia divulgar, na Mídia, o recente documento acerca da ética e moral aprovado, o "Ethics guidelines for a trustworthy AI". Essa divulgação seria feita por meio de parcerias com os países, para que o máximo de pessoas conheça o assunto, a fim de democratizar e estabelecer limites na execução de atividades inteligentes. Ademais, a ONU também pode explicitar, nos grandes meios de comunicação, formas de evitar o excesso de IOT, no dia a dia, e aumento obsolescência programada, com o fito de prevenir o uso indevido dessa tecnologia.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde