ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios éticos e morais da Inteligência Artificial

Desde as últimas décadas, o avanço tecnológico cresce constantemente, progredindo desde o advento da internet até as evoluções mais atuais, como o Inteligência Artificial (IA). Conquanto, embora a tecnologia tenha impulsionado o mundo para frente, a IA gera desafios que envolvem a ética e a moral. Diante do exposto, cabe avaliar os fatores que favorecem esse cenário.


Primeiramente, vale destacar que não é algo novo a ideia de tentar desenvolver um pensamento artificial semelhante ao humano, deu-se início a isso em 1956, em Dartmouth. Segundo o chinês Kai-Fu Lee, investidor e especialista em IA, nos próximos 15 anos, 40% dos empregos poderão ser realizados por máquinas. Nesse contexto, é evidente como as máquinas poderão mudar drasticamente o futuro, diminuindo as taxas de empregos e, consequentemente, o consumo também, gerando uma crise. Porém, há um diferencial, os robôs não terão a criatividade humana, então cabe aos indivíduos buscarem aperfeiçoamento.



É necessário, ainda, frisar que o uso da IA apesar de estar presente no cotidiano de todos, há barreiras, o preconceito algorítmico, que precisam ser superadas. Em 2016, Tay, um robô criado pela Microsoft para interagir com as pessoas no Twitter, chamou atenção por tornar-se uma disseminadora do preconceito, por exemplo. Assim, problema como esse é fruto da falta de imparcialidade durante a fabricação das máquinas, o que ocasiona frustração na vida das pessoas que passam pela intolerância, tal negligência não pode progredir.


Conclui-se, portanto, que a substituição de máquinas por pessoas e o preconceito são desafios que precisam ser combatidos. O Estado em parcerias com as empresas deve criar projetos e leis que asseguram o aprimoramento do trabalho, afim de que os indivíduos se tornem cada vez mais criativos, dessa maneira, desfrutará de seu emprego e, consequentemente, não entrará em uma crise. Além disso, deve haver fiscalização para que a imparcialidade seja implatada, livrando a sociedade do preconceito, promovendo assim um país melhor.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde