ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios éticos e morais da Inteligência Artificial

Por consequência da Revolução Científica, o desenvolvimento da tecnologia promove a criação de sistemas baseados em Inteligência Artificial(IA). Contudo, o avanço desse tipo de inovação gera um acirrado debate acerca dos desafios éticos e morais inseridos nesse contexto. Destarte, é necessário que haja a identificação dos benefícios e prejuízos que esse recurso promove, a fim de regular o aprimoramento dessa modernização.



Diante desse cenário, é válido ressaltar que a IA deve ser regulamentada através de empresas que a desenvolvem e governos, uma vez que os sistemas que possuem essa tecnologia não são totalemente isentos de ideologias e preconceitos dos desenvolvedores, podendo tornar-se um instrumento de manipulação social. Ademais, as leis a respeito das responsabilidades legais de acidentes causados por inteligência artificial não são bem definidas, fato que dificulta o julgamento de casos como o de um motorista que veio à óbito após um acidente ocasionado pelo modo de condução autônoma de um veículo da marca Tesla. Dessa forma, fica evidente a necessidade de leis que regulamentem a utilização da inteligência artificial.



Outrossim, a IA promove o progresso em diversas àreas da sociedade, como a medicina, que utiliza robôs capacitados em procedimentos de alta complexidade, obtendo resultados extremamente precisos. Sob esse viés, é indubitável que a inteligência artificial proporciona benefícios para o corpo social, desde que seja devidamente normatizada. Assim, é fundamental que haja incentivo do governo ao desenvolvimento de modernizações benéficas à sociedade, visto que consoante Heráclito, "nada é constante, salvo a mudança".



Torna-se evidente, portanto, que a IA, se não regulamentada, pode ser nociva à sociedade. Desse modo, é imprescindível que as instituições privadas adotem medidas que evitem acidentes com esssa tecnologia, como por exemplo, testes prévios a utilização de sistemas baseados em IA, a fim de evitar possíveis danos a indivíduos. Além disso, o ministério da Tecnologia deve incentivar o desenvolvimento desse tipo de ineteligência por meio de investimentos em bolsas de estudos no exterior, a fim de formar desenvolvedores nacionais. Concretizadas essas medidas, a inteligência artificial não gerará desafios éticos e morais na sociedade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde