ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios éticos e morais da Inteligência Artificial

A Quarta Revolução Industrial, originaria na Alemanha, revolucionou todo o mundo com um novo conceito de indústrias. As fábricas inteligentes funcionam de forma autônoma, através de robôs e integração de sistemas, tendo como objetivo o aumento da produtividade e economia. Apesar disso, a substituição do ser humana provoca diversos imbróglios, como o desemprego estrutural e o aumento da desigualdade social. Ademais, a ausência de uma legislação adequada permite o surgimento de novas tecnologias nocivas à humanidade.


Em primeira análise, os sistemas autônomos realizam atividades e produzem objetos sem a intervenção humana. Dessa forma, muitas funções, antes desempenhadas por homens, estão sendo substituídas por novas tecnologias. Segundo pesquisa realizada pela UnB, em 2019, 30 milhões de empregos serão substituídos por robôs até 2026, portanto haverá uma enorme taxa de desemprego. Tal substituição é um problema social, pois haverá o agravamento da desigualdade e muitos indivíduos viverão em situação de miséria. Assim, é evidente que para garantir boas opções laborais, a mão de obra deverá ser especializada.


Outrossim, as novas inteligências artificiais estão cada vez mais integradas ao nosso cotidiano, sendo utilizadas até mesmo no transporte. Assim, veículos autônomos já estão sendo utilizados pelo UBER nos EUA, porém já foram registrados acidentes. Diante disso, novas legislações deverão ser criadas com o propósito de que o desenvolver do sistema e a empresa responsável seja punida e melhorem os serviços prestados, respeitando a vida humana e seu bem-estar.


Diante dos fatos supracitados, é necessário que o Governo, através do Ministério da Educação, invista em palestras e feiras de profissões sobre a importância da graduação e pós-graduação para o mercado de trabalho. Através do envolvimento entre a família, escola e os jovens, haverá o devido incentivo ao estudo. Tais medidas serão tomadas a fim de que a mão de obra especializada brasileira se expanda e os indivíduos saiam da situação de pobreza, garantindo uma melhor condição de vida.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde