ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios éticos e morais da Inteligência Artificial

    O filósofo grego Aristóteles defendia que o consenso sobre o que é certo no comportamento social, a ética, é advinda da moral, que é como o indivíduo se porta em relação à sociedade. Na contemporaneidade, debate-se sobre os desafios éticos e morais do emprego de robôs e de outros tipos de Inteligência Artificial (I.A.), pois eles não convivem com a sociedade da mesma forma que os humanos para estabelecerem parâmetros éticos. Dessa forma, esses desafios se apresentam na necessidade de debate sobre os limites da I.A. e como suas condutas serão legisladas.


    Primeiramente, os efeitos negativos gerados pela autonomia das máquinas é uma incógnita. A percepção da realidade que a I.A. possui é apenas aquela pela qual o aparelho foi programado, deixando em aberto como a máquina vai reagir em determinadas situações. Sendo assim, para evitar acidentes e problemas, o debate sobre a liberdade dada às máquinas deve ser aprofundado e limites devem ser estabelecidos.


    Ademais, a legislação sobre a Inteligência Artificial deve ser priorizada e planejada. Por serem algo totalmente novo, e imprevisível, os robôs devem possuir leis e parâmetros sobre o seu comportamento, fazendo com que sua programação obedeça a normas rígidas. Dessa maneira, a sociedade estará protegida e preparada para ter em seu meio máquinas que se auto comandam. 


    Em síntese, a Inteligência Artificial traz como desafios sua imprevisibilidade e a falta de legislação para seu funcionamento. É indubitável que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações invista veementemente em pesquisas sobre o comportamento das máquinas autônomas, visando diminuir as dúvidas sobre sua conduta. Faz-se importante, também, que o Poder Legislativo destine leis para os robôs, objetivando a normatização da Inteligência Artificial, para que todos os brasileiros fiquem em segurança em meio às máquinas. Com essas medidas, os desafios éticos e morais a respeito da autonomia de robôs serão solucionados.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde