ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios éticos e morais da Inteligência Artificial

Ao declarar em sua canção que, "O Tempo não Para" o compositor Cazuza faz, de certo modo, uma equiparação entre o futuro e o passado. Dessarte, ele estava certo, pois o impasse ético em relação a inteligência artificial não é uma adversidade atual. Acerca dessa premissa, na contemporaneidade, a problemática é evidenciada em algumas situações, seja por sua ameaça à privacidade dos indivíduos, seja pelos riscos à segurança dos mesmos.


Em uma primeira análise, vê-se que o uso indevido da IA atualmente, impõe certos riscos a privacidade de seus usuários. Desde a Revolução Técnico-Científico- Informacional, ocorrida no século XX, as novas tecnologias e a informação tornaram-se parte do dia a dia das populações. Nesse contexto, constantemente os indivíduos são monitorados por seus aparelhos, tendo, consequentemente, dados e suas atividades diárias armazenadas em bancos de dados mundiais. Desse modo, tais informações à mercê de algoritmos especializados, podem ser usados como ferramenta de manipulação, a fim de mudar as preferências e atitudes de seus usuários.


Ademais, o debate sobre a segurança atrelada a tecnologia, tem se intensificado atualmente. Nesse sentido, o físico Albert Einstein afirmou que, tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade. Desse modo, a IA tem sido aplicada na fabricação de armas autônomas, isto é, armas que tomam decisões baseadas em dados. Como consequência, a afirmação de Einstein é evidenciada nos dias atuais, visto que, tais armas nas mãos erradas, podem facilmente causar mortes em massa.


Diante do exposto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, o Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de um programa governamental, deve fiscalizar empresas que produzem inteligência artificial, atestando a segurança e proteção dos dados dos usuários. O programa deve ser veiculado na internet e na mídia tradicional, tranquilizando a população a respeito do tema. Nesse sentido, o fito de tal ação é diminuir os acidentes causados pela IA nos setores da sociedade. Somente assim, a música do caso deixaram de fazer sentido pois o futuro será, finalmente, diferente do passado.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde